25-11-2015 |
Workshop de Origamis de Natal |
 12 de dezembro - Origamis de Natal para pais e filhos (oficina destinada a adultos e crianças)
O workshop tem a duração de 3 horas (9H30-12H30), decorrerá ao sábado e terá um custo de 10€. Para inscrições e informações, entrem em contato conosco através do email formacaograndesabio@hotmail.com Participem!!
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25-11-2015 |
Workshop de Coroas de Natal |
 O Grande Sábio informa no próximo mês de Dezembro irão decorrer nas nossas instalações 3 Workshops temáticos (relacionados com o Natal). Assim, 5 de dezembro - Coroas de Natal
O workshop têm a duração de 3 horas (9H30-12H30), decorrerá ao sábado e terá um custo de 10€. Para inscrições e informações, entrem em contato conosco através do email formacaograndesabio@hotmail.com Participem!!
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25-11-2015 |
Workshop de Adereços para mesa de Natal e sacos de presentes |
 19 de dezembro - Adereços para a mesa de Natal e sacos de presentes
O workshop tem a duração de 3 horas (9H30-12H30), decorrerá ao sábados e terá um custo de 10€. Para inscrições e informações, entrem em contato conosco através do email formacaograndesabio@hotmail.com Participem!!
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25-11-2015 |
Está em curso nos jardins de infância, EB1 e EB 2,3 do concelho de Santa Maria da Feira uma campanha de recolha de cobertores e meias (adulto), destinados aos sem-abrigo das ruas da cidade do Porto. |
 O apelo chegou à autarquia feirense através da equipa de rua da cidade do Porto “Acasos da Vida”, que alertou para a necessidade de envolver os municípios vizinhos na dura realidade dos sem-abrigo no Porto, através de campanhas de solidariedade e ações de sensibilização junto das populações, em particular através das escolas.
A “Acasos da Vida”, que integra elementos do concelho de Santa Maria da Feira, alerta que muitos dos sem-abrigo são pessoas com problemas de saúde mental que não constituem matéria para o internamento compulsivo, mas são um forte obstáculo à decisão de deixarem a rua, daí a necessidade de acompanhamento diário por parte das várias equipas.
A campanha de recolha de cobertores e meias decorre nas escolas do concelho até 8 de janeiro. Os donativos serão depois distribuídos de forma planeada pela “Acasos da Vida”, em estreita colaboração com um grupo identificado de sem-abrigo que receberá os bens e fará a distribuição mais ajustada às necessidades verificadas no terreno.
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09-11-2015 |
Melhoria das práticas educativas dos alunos com NEE |
 Nos últimos anos tem-se assistido ao aumento do número de alunos com necessidades educativas especiais (NEE) que frequentam o ensino regular. Nesta perspetiva de inclusão, com o propósito de melhorar a vida dos mesmos, surge a necessidade de se mudarem atitudes e comportamentos, por parte de todos os agentes educativos, relativamente à educação e formação dos alunos com NEE.
No âmbito da Educação Especial, as práticas educativas serão tanto melhores quanto mais divulgação e reflexão existir sobre as intervenções diárias levadas a cabo por professores, educadores, assistentes operacionais e outros intervenientes na educação.
Com esta formação, o Grande Sábio procura favorecer a partilha de saberes e experiências fundamentais para uma efetiva atualização de conhecimentos teóricos e práticos. Pretende-se também incutir, na comunidade educativa, uma maior necessidade de encontrar respostas de qualidade e de se implicar na divulgação de boas práticas educativas junto dos alunos com NEE, de forma a superar os difíceis desafios e abraçando o verdadeiro espírito de inclusão.
Objetivos:
- Dominar a aplicação do Decreto-lei nº3/2008;
- Identificar com clareza os instrumentos para o processo de avaliação e de elaboração do Programa Educativo Individual;
- Identificar com clareza a diferença entre deficiência e de doença;
- Identificar com clareza e correção os diferentes tipos de deficiência;
- Identificar com clareza e correção os diferentes tipos de Perturbações Disruptivas do Comportamento e de Défice da Atenção;
- Identificar com clareza e correção os diferentes tipos de Perturbações Globais do Desenvolvimento;
- Identificar, com clareza, a distinção entre Dificuldades de Aprendizagem e Dificuldades Específicas de Aprendizagem;
- Implementar / reforçar a utilização de metodologias e técnicas pedagógicas adequadas de intervenção educativa nos diferentes tipos de Deficiência, Perturbações Disruptivas do Comportamento e de Défice da Atenção, Perturbações Globais do Desenvolvimento e Dificuldades de Aprendizagem;
- Implementar/reforçar dinâmicas de trabalho em equipa.
Conteúdos programáticos:
- Introdução
- A criança com Necessidades Educativas Especiais
- Distinção entre os conceitos de Deficiência e de Doença e clarificação do conceito de Sobredotação
- Intervenção educativa diferenciada nos diferentes tipos de deficiência
- Dificuldades e Diferenças de Aprendizagem
- Perturbações Disruptivas do Comportamento e de Défice da Atenção
- Intervenção educativa diferenciada nas Perturbações Disruptivas do Comportamento e de Défice da Atenção
- Perturbações Globais de Desenvolvimento
- Educação Sexual
- Intervenção educativa diferenciada nas Perturbações Globais de Desenvolvimento
- Avaliação
Esta formação decorrerá entre 23 de Novembro e 16 de Dezembro 2015. Realizar-se-á no Grande Sábio às segundas e quartas, das 9h30 às 12h30 e terá um custo de €50.
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09-11-2015 |
Metas Curriculares de Matemática 1º Ciclo |
 Atualmente, para o ensino da Matemática no 1º ciclo, os docentes têm de articular dois documentos curriculares distintos, respetivamente o Programa de Matemática para o Ensino Básico e as Metas Curriculares definidas pelo Ministério da Educação.
Enquanto o Programa define um conjunto de itens e objetivos específicos que devem ser cumpridos, as Metas Curriculares contemplam um conjunto de conhecimentos que as crianças têm, obrigatoriamente, de adquirir por anos escolares e no fim do ciclo, para cada tema matemático a lecionar.
Com esta formação, o Grande Sábio pretende dar resposta a algumas necessidades sentidas pelos professores e educadores no desenrolar da sua prática letiva, propondo atividades pedagógicas que facilitem a articulação entre os dois documentos curriculares em vigor e tendo como finalidade máxima a concretização, pelas crianças do 1º ciclo, de aprendizagens significativas de Matemática.
Objetivos:
- Facultar uma leitura mais atenta e ponderada do documento;
- Melhoria das práticas pedagógicas e das aprendizagens, de modo a potenciar, nos alunos a aprendizagem adequada dos métodos próprios da Matemática;
- Obter Efeitos nas suas práticas pedagógicas, levando os docentes a alterar as metodologias utilizadas;
- Diligenciar no sentido de as Metas Curriculares de Matemática, articuladas com o Programa apontarem para uma construção consciente e coerente do conhecimento.
- Debater estratégias potenciadoras, nos alunos, no gosto pela Matemática e pela redescoberta das relações e dos factos matemáticos;
- Incorporar os avanços metodológicos que a didática da Matemática tem conhecido;
- Ponderar sobre as praticas desenvolvidas;
- Elaborar materiais diversos, facilitadores da prática letiva;
- Contribuir para a autoformação dos docentes.
Conteúdos programáticos:
Parte I – Metas Curriculares de Matemática no Ensino Básico – 1º ciclo – apresentação
Parte II – Domínio Geometria e Medida
Parte III – Domínio, Organização e tratamento de dados
Parte IV – Domínio números e operações
Parte V – Domínio números e operações
Esta formação decorrerá entre 28 de Novembro 2015 e 12 de Dezembro 2015. Realizar-se-á no Grande Sábio aos sábados, das 9h30 às 12h30 e terá um custo de €35.
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02-11-2015 |
CAF 2º e 3º Ciclos |
 Recentemente criado e gerido pelo Grande Sábio, a Componente de Apoio à Família do 2º e 3º ciclos visa o acompanhamento escolar dos alunos na própria escola, após o término das aulas, nas sedes de Agrupamento.
Os pais e/ou encarregados de educação comparticipam no custo dos serviços de apoio à família, que integram a componente sócio-educativa dos estabelecimentos.
Para mais informações visite a página deste serviço ou contacte o Grande Sábio.
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